Atrasado, de novo, lá vou eu:
2009 foi muitissimo generoso em termos musicais: sem falta, mensalmente surgiram albúns, dos mais variados generos, de qualidade acima da média, dignos de serem reservados a salvo no HD para todo o sempre. A lista abaixo é uma tentativa falha de condensar aquilo que, lançado pelas gravadoras no ano passado, eu mais apreciei. Ressalto o “falha” pois mesmo depois da postagem, não hei de obter a necessária certeza da correta colocação desse ou daquele disco na dificilima tarefa de rotular o melhor, o segundo melhor, o terceiro e por aí vai. Não obstante isso, ela ilustra fielmente aquilo que considerei musicalmente grandioso em 2009. Certos albúns julguei dispensável qualquer comentários e todos merecem muito serem escutados. Caso seja do interesse aquele download maroto, encontrará boa parte desses DISCOS, se não sua totalidade, no sempre a mão bolachas.org.
10. Yo La Tengo - Popular Songs
9. The xx - xx
8. Dark Was The Night: Time de peso se fez presente para a construção dessa que foi a grande coletânea do ano: Feist, Cat Power, Spoon, Beirut, Arcade Fire, Sufjan Stevens, etc. Atenção para uma das melhores músicas do The Decemberists, chamada Sleepless, presente nesse albúm.
7. Hercules And Love Affair – Sidetracked
6. The Antlers – Hospice: O mais melancólico dos albuns da lista. Pérola pra ser devidamente degustada em dias nublados.
5. Wild Beasts – Two Dancers: O segundo albúm dos ingleses é um daqueles discos que crescem de tamanho, ganham maior dimensão e são ainda mais apreciados a cada vez que se escuta. Supondo uma futura revisão dessa mesma lista, não me surpreenderia se eles atingissem melhor colocação.
4. Bill Callahan - I Wish We Were An Eagle: A voz assustadora desse cidadão, num disco memorável que parece ter sido feito décadas atrás.
3. jj – n2: O mais curto dos albuns dispostos aqui e também aquele que mais ouvi, é dono de um post todo especial, dedicado e escrito quando ainda estava deslumbrado com a magnitude da obra. Naquela época parecia não haver dúvida quanto a certeza dele encabeçar essa lista. Hoje, olhando com um pouquinho de distância histórica necessária, não acredito que ele supere os que seguem abaixo.
2. Mew - No More Stories Are Told Today, I'm Sorry, They Washed Away: Não fosse uma pequena caída a partir da metade do albúm, e esse seria seguramente agraciado com o posto de número 1 do ano. Canções como Silas The Magic Car, Repeaterbeater e, especialmente, Introducing Palace Players, trouxeram-no até aqui, essa justíssima segunda colocação.
1. Hernan Cattaneo Reinassance - The Masters Series Vol. 13: Tal como no ano passado, quando John Digweed e o não menos que extraordinário Transitions Vol. 4 encabeçou a lista (hipotética, no caso, pois jamais tê-la publicado), esse 2009 ficará marcado pelo cd 1, desse albúm duplo do argentino que, mais uma vez, consegue elevar a música eletrônica a patamares de elegância e maestria absolutamente sem par.
E aquela que eu intitularia como A Música do Ano, não se encontra nesses albúns todos. Bonnie Prince Billy e o seu apenas razoavel Beware, conserva uma das suas melhores e mais festivas canções de todo o seu enorme e quase infinito repertório. Uma singela pérola de pouco mais de dois minutos chamada I Am Goodbye.
Não raro me pego acompanhando o refrão, batendo palmas e dançando ao ouvi-la. Sempre um sinal da minha mais nobre e sincera apreciação.