sexta-feira, dezembro 23, 2005

MÚSICA EM 2005

Sei que mal começou novembro, e que para o final do ano ainda faltam quase 60 dias, mas aproveitando que estou escutando música da melhor qualidade (no momento o setlist do meu media player tem the arcade fire, caribou e explosions in the sky), segue abaixo o que de melhor eu ouvi esse ano, não propriamente músicas ou álbuns lançados em 2005, apenas o que mais tocou no meu disc-man (o finado e o atual) e nas minhas creatives aqui de casa. Lá vai:

UPDATE: Post atualizado em 20 de dezembro, às 19:11 ao som de Broken Social Scene e finalizado em 23 de dezembro às 21:29 ao som de Frusciante.

MOGWAI
Na categoria clipes/shows, ou melhor, na categoria ".mpeg ou .avi" eles reinaram ABSOLUTOS com o fascinante La Route Du Rock. Um arquivo de 609mb com quase uma hora de duração que eu assisti por, no mínimo, 15 vezes. Isso, sem contar aquelas em que iniciava-o ali pelos 36 minutos e assistia unicamente a aterradora mogwai fear satan, uma avalanche sonora sem precedentes. Sem exagero.

INTERPOL
Diria que eles foram a banda do ano. Já tinha ouvido falar, mas fui descobrir mesmo apenas em 2005 o magnífico Turn on the Bright Lights, e para me redimir desse equivoco, ouvi MUITO esse disco. Ouvi. E não mais parei de ouvir. E não só esse, Antics, o segundo álbum dos nova iorquinos também foram apreciados quase que a exaustão.

BLOC PARTY e THE ARCADE FIRE
As descobertas do ano. Funeral, Silent Alarm e Silent Alarm Remixed são álbuns imprescindíveis, e isso, por si só, já basta para enumerá-los como as jóias raras surgidas nesse ano. Ainda vou me arrepender muito por não ter ido assistir aos canadenses em Porto Alegre. Podia ter escolhido outra hora para ser pão-duro.

JOHN FRUSCIANTE
The Will To Death de 2005 poderia muito bem ser considerado o meu álbum predileto de 2005. A música 05, de nome Unchanging, é a minha música do ano. Realmente gostei do negócio.

ANDERSON NOISE
O set de música eletrônica do ano: os mp3s do arquivo "Anderson Noise - Live@Skol Beats 2004" foram gravados em cd, e muito aproveitados em uma dezena de situações dignas de não conseguir ficar parado.

Agora, um pouco mais objetivo, com os demais artistas que também merecem um forte abraço.

DJ MARKY
Audio Arquitechture 1 e 2 COMANDAM. Isso basta.

ERICK MORILLO
Igualmente escutado em vários dançantes momentos.

EVERYTHING BUT THE GIRL
Esse grupo me fará lembrar eternamente de Niena, homem que curtiu simultaneamente a min essa fabulosa banda.

RADIOHEAD
E seu pesadíssimo Hail to the Thief, impressionantemente triste me alegraram bons momentos ao longo do ano. Som excelente até para Nega, que depois daquela noite pós-botiquim, tanto elogiou.

GOTAN PROJECT
Outro som que muito bem me fez.

OUT HUD
Não fosse por Bloc Party e The Arcade Fire terem sido encontrados mais cedo, essa banda entraria seguramente no topo de qualquer título no que de melhor meu ouvido escutou esse ano.