quinta-feira, maio 24, 2007

SITUAÇÃO ATUAL - QUINTA

A dor diminuiu sua intensidade em 10, vá lá 15%, o que ainda me preocupa e emburrece. Ainda há tempo para melhoras, ainda é quinta, mas se o ritmo de recuperação for lento dessa forma, minhas condições domingo serão ruins. Amanhã tenho mais fisioterapia/acumpuntura e já consegui uma benzedeira pro santo joelho. São as minhas armas.

Trocando de assunto, segue abaixo um trecho duma conversa do Michel Laub no Paiol Literário do site Rascunho. Jamais o li, mas as palavras que seguem devem despertar-me a vontade.

Mas também acho que a literatura - não estou falando de livros e idéias, mas de ficção e poesia - tem muito pouca conseqüência no mundo em que a gente vive. Isso no sentido coletivo, de mudar a maneira como as pessoas pensam e se comportam coletivamente. É claro que, em um sentido individual, a literatura é muito importante. Não só porque muitos livros mudam a maneira como pensamos. Não tenho dúvida de que boa parte da minha vida é pautada pelas coisas que li. Mas também porque a literatura - para quem escreve ou é um leitor regular - acaba se transformando numa espécie de convenção, que faz com que a vida dessas pessoas seja outra. Uma vida diferente da que teriam se não houvesse a literatura. Elas passam a fazer parte do mundo literário, passam a ter referências literárias. A maneira como pensam e falam, muitas vezes, traz ecos das coisas que leram. A literatura é a grande matriz das idéias que elas têm no seu dia-a-dia.